Noite Fria. Vamos ajudar

VOCE JÁ PENSOU NISSO HOJE?

terça-feira, 31 de março de 2009

Dana Social

 

Dana Social

Concertos
Concertos
Cultura itinerante
Cultura itinerante
Herança cultural
Herança cultural
Inclusão
Inclusão
Sim, é possível

Mais água para quem mais precisa
Instalação da primeira Bomba no Ceará
Imagem: Arquivo do Programa Bomba D'Água Popular

Desde 2007, a Dana participa do projeto Bomba D'Água Popular, que possibilita a milhares de famílias que vivem no semiárido brasileiro o acesso à água limpa de forma abundante e contínua.
Com o apoio inicial de Misereor, numa ação conjunta entre o Instituto Regional da Agropecuária Apropriada - IRPAA, Coordenadoria Ecumênica de Serviço - CESE, Fundo Nacional de Solidariedade/CNBB/Cáritas Brasileira, OBRAS KOLPING, Articulação no Semi-Árido Brasileiro-ASA, da Autovisão Brasil, braço de desenvolvimento de negócios da Volkswagen, foi implantada a fase piloto do projeto que consiste em instalar bombas de funcionamento manual, em poços já existentes na região, mas que atualmente estão inativos ou são mal aproveitados em função da falta de um equipamento próprio para a captação da água.
Para apoiar o projeto, que torna possível a permanência de comunidades nessa região, a Dana fez a doação de seis bombas d'água, que beneficiam diretamente cerca de 900 pessoas.
Este projeto é uma forma simples e inovadora de contribuir para melhorar a qualidade de vida nessas comunidades, já que a obtenção de água de forma contínua permite o plantio e a criação de animais, incentivando a busca pela sustentabilidade em uma região tão carente.

> Leia mais

De acordo com a Autovisão Brasil, existem mais de 100 mil poços espalhados pelo semiárido que foram escavados pela Petrobras durante as décadas de 60 e 70 na busca por petróleo. Em muitos foi encontrada água e, desde então, onde as condições de potabilidade eram adequadas, esses poços passaram a ser utilizados pelas comunidades. Entretanto, como são muito estreitos e não há bombeamento, a água é retirada manualmente por meio de um “caneco” fabricado a partir de um cano de PVC, o que torna o processo lento e pouco eficaz.
A primeira bomba d'água popular foi doada em outubro de 2005, para uma comunidade do município de Santana do Acarau, no Ceará. Até agora, o projeto Bomba D'Água Popular já instalou mais de 340 bombas, que beneficiaram mais de 70 mil pessoas. Após a instalação, os líderes das comunidades recebem treinamento para serem os zeladores da bomba, capacitados para fazer a manutenção do equipamento.
Cerca de 100 fornecedores da Volkswagen também já fizeram suas doações para o projeto e a própria montadora doou um caminhão 8.120, que faz todo o processo de entrega, do posto de Juazeiro-BA – para onde o fabricante encaminha as bombas – até os municípios beneficiados.
Desenvolvida pelo holandês Gert Jan Bom, enquanto trabalhava como voluntário em Burkina Faso, na África, essa bomba tem capacidade para captar até 1.000 litros de água em uma hora, em uma profundidade de 40 metros. Em 12 horas, são 12.000 litros, o que representa 43 litros de água por pessoa, para uma comunidade de 280 moradores, por exemplo.

  • Imagens

Clique na imagem e confira a versão ampliada.

Comunidade de Saguim Cidade Senhor do Bonfim - BA (foto: Arquivo do Programa Bomba D'Água Popular)Comunidade de Saguim Cidade Senhor do Bonfim - BA (foto: Arquivo do Programa Bomba D'Água Popular)Comunidade de Sacos do Romão, na cidade de Flores - PE (foto: Arquivo do Programa Bomba D'Água Popular)Horta comunitária da comunidade de Saguim Cidade Senhor do Bonfim - BA (foto: Arquivo do Programa Bomba D'Água Popular)Construção da base para a Bomba da comunidade de Saco dos Henriques, Flores - PE (foto: Arquivo do Programa Bomba D'Água Popular)

Este projeto está vinculado às Metas do Milênio

1. Erradicar a extrema pobreza e a fome

4. Reduzir a mortalidade infantil

5. Melhorar a saúde materna

6. Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças

8. Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento

Veja mais em Nossos Projetos

Música Concertos Meio ambiente Inclusão Igualdade Educação Sustentabilidade ambiental Cultura itinerante História Natureza Sim, é possível Herança cultural Fotografia Exposição Patrimônio Histórico

1

Comentários

Envie para um Amigo

Sugira um tema

Parabéns pelo site Está muito bacana. Sugestão para enriquecer ainda mais Inserir uma enquete De que forma voce contibui para a preservação ambiental economizando água economizando energia separando o lixo utilizando produtos feitos a partir da reciclagem respeitando os animais

MARCELA FONSECA - Campo Largo PR
> Reportar abuso > Fechar

Informe seu e-mail para entrarmos em contato, se necessário.  

Envie este artigo
para um amigo!

Campos obrigatórios *
Seu Nome * Por favor, informe seu nome.
Seu Email * Por favor, informe seu e-mail.
Nome do destinatário * Por favor, informe o nome do destinatário.
Email do destinatário * Por favor, informe o e-mail do destinatário.
Sua Mensagem

Sugira um tema
para o site!

Campos obrigatórios *
Seu Nome * Por favor, informe seu nome.
Seu Email * Por favor, informe seu e-mail.
Sua Sugestão Por favor, informe sua sugestão.

> Termos de Uso
> Política de Privacidade
> Gostaria de nos apresentar um projeto?
© 2008 Dana Limited

Dana Social

Vamos salvar nossas crianças

Vamos salvar nossas crianças

EGO

Pesquisar este blog